Confira os ganhadores do primeiro ESC

Quanto receber e como receber?

Tudo relacionado a web design: HTML/CSS, softwares, FTP, scripts. Não é seção para pedir / oferecer trabalho

Quanto receber e como receber?

Mensagempor Komodo » Qui Out 22, 2009 6:50 pm

Bom, eu to com uma dúvida aqui que apareceu depois de eu ler um post la numa comunidade do orkut. O post em si não tem nada a ver, mas eu gostaria de perguntar como cada um faz para receber do seu cliente por um trabalho.

Meu método é o seguinte:

30% do valor pra eu começar a trabalhar e os 70% restantes divididos em 2x.

Gostaria de saber qual o metodo que vocês utilizam, e se puderem dar dicas / conselhos para mim assim como outros que tenham dúvidas, eu ficaria agradeçido. :)
Imagem
clique e visite /\ :)
Komodo
Recém-formado

Data de registro: Dom Ago 30, 2009 8:45 pm

Re: Quanto receber e como receber?

Mensagempor Leandro Lima » Qui Out 22, 2009 7:23 pm

Eu não começo o trabalho sem o cliente pagar 30%!

Isso é um compromisso que ele firma comigo, porque, caso ele queira desistir no meio, uma parte do trabalho ja´está feito e pago.

Os outros 70% eu divido em duas ou três vezes (depende do valor) e sempre faço um contrato.
Leandro Lima
Mestre designer

Data de registro: Sáb Ago 29, 2009 3:21 pm

Mensagempor Alexandre Gemellaro » Qui Out 22, 2009 7:47 pm

Eu sempre divido o valor em 3x com a primeira parcela na assinatura do contrato. Se o cliente ficar na dúvida, achando caro eu sugiro dividir no pagseguro do uol em até 10x (só em último caso).

Outra coisa, não faço nada antes da assinatura do contrato, já fiz modelos para clientes e depois desistiram de fazer o trabalho e perdi meu tempo à toa!!! Agora só começo a rabiscar se assinar o contrato!

Já perco tempo fazendo visita e briefing, conheço gente que cobra até pra fazer isso!!! rs mas ai é de mais né?!?!!
Alexandre Gemellaro
Chefe executivo

Data de registro: Sex Ago 28, 2009 2:45 pm

Mensagempor Komodo » Sex Out 23, 2009 7:13 pm

nossa, todo esse tempo eu nunca trabalhei com contrato, nem sabia que os webdesigners utilizavam esse método. Tem como alguem explicar melhor? É mais como um recibo? Como que funciona?

Ps.: Valeu desde já :)
Imagem
Komodo
Recém-formado

Mensagempor Alexandre Gemellaro » Sex Out 23, 2009 7:27 pm

Como vc trabalha? Como pode garantir que será pago? Qual garantia seu cliente vai ter de vc fazer o serviço?

A resposta à todas essas perguntas estão no contrato! No contrato consta todo o processo de desenvolvimento, o que vai ser feito, quanto tempo vai demorar, quanto custa, qual a forma de pagamento, todos os detalhes bem amarrados.

Isso passa a ser uma garantia não só pra vc, quanto pra seu cliente. Além de passar uma seriedade maior do seu trabalho! ;)
Alexandre Gemellaro
Chefe executivo

Mensagempor dac » Qua Nov 04, 2009 8:50 am

Bom, sobre o contrato, será que você poderia postar um exemplo para nós.
Eu também não utilizo, mas seria bom se todos utilizassem um, para mais segurança tanto para o desenvolvedor quanto para o cliente.

=]
Quando surge o alvi-verde imponente!

http://www.fuijogar.com.br
dac
Estagiário

Data de registro: Qua Nov 04, 2009 8:40 am

Mensagempor Alexandre Gemellaro » Qui Nov 05, 2009 8:23 pm

Eu no caso procurei pela net modelo de contrato e fui adaptando à minha forma de trabalho. Depois pedi para um cliente/amigo advogado para olhar e me dar o parecer dele, me deu uns toques maneiros e agora uso este modelo que na verdade fica diferente para cada cliente.

Depois vejo se monto um modelo para vc's. Explicando cada parte.

Só me lembrar... =)
Alexandre Gemellaro
Chefe executivo

Mensagempor canha » Qui Nov 05, 2009 11:42 pm

Eu sempre divido o valor em 3x com a primeira parcela na assinatura do contrato. Se o cliente ficar na dúvida, achando caro eu sugiro dividir no pagseguro do uol em até 10x (só em último caso).

É exatamente o que eu faço. Uso o PagSeguro também se o cliente não quiser parcelar em só 3x. =]

Quanto a contrato, eu uso um geralzão só pro cliente saber que só faço duas refações por aquele preço, meus prazos, os prazos dele (entrega de material e pagamento), etc. Como o Alexandre falou, dá mais segurança pra você e pro cliente, garantindo que ninguém vá passar a perna no outro.

Ah, quanto ao recebimento: geralmente cobro um valor mais alto (se for parcelado em mais de 3x, ou seja, cobro juros) pois o PagSeguro tira uma quantia considerável dessa grana. Se a pessoa fizer em 3x, eu faço "sem juros" mas se ela se comprometer a pagar a vista (sempre no início do projeto) dou um desconto pra ela. Só cliente com quem tenho contato pessoal (ex: a pessoa me conhece) geralmente aceita pagar a vista. A maioria aceita em até 3x.
Mestre do universo
(E dono do Design Blog)
canha
Presidente da empresa

Data de registro: Sex Ago 21, 2009 10:54 am

Mensagempor laila_ » Seg Jan 11, 2010 11:24 am

Oi rapazes!

Estou começando com os freelas há pouco, mas tenho algum tempo de estrada contratada de algumas empresas.
Eu, particularmente, começaria cobrando em 3xs também: fica mais leve para o cliente, nós teremos nossas garantias de valores, assim como ele que o trabalho fosse entregue.

Há algum tempo pesquiso sobre contratos para layout + manutenção e achei um monte no google, que é só colocar seus dados e os do cliente. É imprescindível! Meu "medo" de freelas vem justamente de designers que conheço que não cumprem sua parte, recebem a primeira parcela, o cliente não envia os arquivos... e ele some. Erro de ambas as partes.

Para quem pediu, tem um ótimo modelo aqui: http://www.wmonline.com.br/files/File/c ... ebsite.zip

É importante deixar claro nesse instrumento as obrigações - e direitos- de cada um, assim como seus prazos. Pode até cobrar multa (ou juros, como o Canha faz). Não esqueça também de registrar em cartório! Empresas que não registram seus contratos em cartório perdem credibilidade jurídica.

Abraços,
Laila.
laila_
Estagiário

Data de registro: Seg Jan 11, 2010 11:12 am

Mensagempor Komodo » Ter Jan 12, 2010 1:12 am

nossa muito bom esse layout mesmo.. fazia um tempo que ja tava atraz de um, mas esse foi o melhor e mais completo.

Obrigado
:D
Imagem
Komodo
Recém-formado

Próximo

Retornar para Web Design