View unanswered posts | View active topics

[ 6 posts ] 
 Definições de Design 
Author Message
Estagiário

Post Definições de Design
Em 2008, as discussões sobre o sentido do termo eram constantes e tensas. Reuni um material de diversos altores que explanam sobre as origens e funções do termo.

No mesmo ano, fiz um tutorial escrito sobre a definição de "Design" e outros termos ligados. De lá para cá, o fluxo de discussões não pararam, e a polêmica está de pé, sustentada em achismo e infundamentação teórica.

De qualquer forma, deixo o link do meu tutorial e, obsequiosamente, abro uma discussão sobre a emblemática polêmica.

http://andrebra.deviantart.com/art/Desi ... s-68414276

Fri Aug 28, 2009 7:13 pm
Presidente da empresa

Post Re: Definições de Design
Concordo com o texto.

Muita gente acha que design é saber mexer em software, ou que todo o processo de criação é dispensável ("basta pegar uma fonte legal e pronto"). Na verdade, o computador é a última ferramenta usada no processo de criação.

Já tinha lido esse texto antes, mas aqui vai minha parabenização novamente ;)

Designers - eles nunca estão satisfeitos com o trabalho dos outros.

Sat Aug 29, 2009 12:21 am
Estagiário

canha wrote:
Concordo com o texto.

Muita gente acha que design é saber mexer em software, ou que todo o processo de criação é dispensável ("basta pegar uma fonte legal e pronto"). Na verdade, o computador é a última ferramenta usada no processo de criação.

Já tinha lido esse texto antes, mas aqui vai minha parabenização novamente ;)

Eu imagino os problemas que você e colegas de profissão enfrentam. Como aspirante à jornalista, observo que as pessoas acham o exercício jornalístico um tanto fácil. No caso do Design, elas imaginam que é só manejar as ferramentas do software e ter um pouco de "criatividade". Esquecem de gestalt, semiótica, teoria das cores, tipografia, geometria, etc...

No jornalismo é a mesma coisa. Eles imaginam que é entrevistar e escrever. Sendo que são processos extremamente prolixos e complicados, começando pela seleção de critérios de noticiabilidade, no momento em que se pondera a relevância do que é notícia.

Sat Aug 29, 2009 9:41 am
Estagiário

Tenho de ser sincero com vocês, trabalho numa gráfica, ganho R$ 600,00 e sou o designer gráfico, mas não me considero porque nunca fiz nenhum curso relacionado, nem mesmo dos "softwares", estou nisso há 5 meses. No entanto não me acomodei, leio muitas revistas e livros sobre o assunto para um dia poder me considerar um verdadeiro e excelente designer gráfico. Procuro sempre pesquisar e recapitular sobre o assunto antes de fazer alguma, como o pessoal diz aqui, "arte".
E defendo com unhas e dentes que os melhores trabalhos saem primeiro do papel, e num processo que dura no mínimo 1 semana. O problema é que nem mesmo os patrões dão esse prazo para mim, mas minhas idéias continuam saindo do papel, só que em algumas horas. O chato é fazer todo esforço para levar todos os princípios que conheço em consideração e quando passa pelos "patrões", tudo é dispensado e frustrado com noções mínimas de Design e marketing.

Temos de continuar lutando para que nossa arte continue ganhando forma e estrutura, seja com ensino superior ou não, falando a mesma língua.

Mon Aug 31, 2009 8:43 am
Estagiário

André HP wrote:
Em 2008, as discussões sobre o sentido do termo eram constantes e tensas. Reuni um material de diversos aLtores :shock: que explanam sobre as origens e funções do termo.
http://andrebra.deviantart.com/art/Desi ... s-68414276

No mais, excelente tutorial.
Sou estudante de Design Gráfico e, no inicio do curso nem imaginava os problemas e a abrangencia que envolve a profissão.

Mon Aug 31, 2009 9:37 am
Estagiário

Tuxtu wrote:
Temos de continuar lutando para que nossa arte continue ganhando forma e estrutura, seja com ensino superior ou não, falando a mesma língua.

Eu defendo com unhas, dentes e brushes o Ensino Superior para o exercício da profissão. Ante isso, creio que o melhor era regulamentar a profissão.

Sat Sep 05, 2009 5:30 pm
   [ 6 posts ]