Confira os ganhadores do primeiro ESC

IKEA usando Verdana. Bom ou ruim?

Área para tudo relacionado ao design gráfico: dicas, inspiração, ajuda, teoria, discussões gerais.Não é seção para pedir / oferecer trabalho

IKEA usando Verdana. Bom ou ruim?

Mensagempor canha » Seg Ago 31, 2009 6:42 pm

Tem muita discussão por aí sobre a empresa sueca IKEA mudando a fonte padrão de seu catálogo de Futura para Verdana após 50 anos. Dizem que fizeram isto para que seus textos na web ficassem iguais aos impressos, além de ser uma fonte mais legível no mundo todo.

Imagem
Antes e depois do catálogo.

Alguém concorda ou discorda? Trocar de Futura para Verdana é algo tão ruim assim?
Mestre do universo
(E dono do Design Blog)
canha
Presidente da empresa

Data de registro: Sex Ago 21, 2009 10:54 am

Re: IKEA usando Verdana. Bom ou ruim?

Mensagempor Komodo » Seg Ago 31, 2009 9:46 pm

Bom, eu acho que essa história de o impresso ficar igual a web nao tem muito a ver nao.. pois o que tem que ser igual é o que realmente chama atenção na empresa/compania/etc... Por exemplo: O logotipo ou o slogan. Isso sim deve ser mantido.. em todo lugar para a marca ser lembrada... agora em questão de fonte vai do gosto deles.

Talvez eles acharam que tava na hora de dar uma mudada no visual da fonte.. mas ao inves de usarem uma muito complexa, ou pagarem por uma moderna, resolveram usar a velha, simples, e boa Verdana(que fica ótima em tamanhos menores, como 10px, ou em tamanhos maiores)... Pronto.. ficou bonito.. deu uma "atualizada" na empresa, e ta de boua. rsrs
Imagem
clique e visite /\ :)
Komodo
Recém-formado

Data de registro: Dom Ago 30, 2009 8:45 pm

Mensagempor Bruno Tonel » Ter Set 01, 2009 9:54 am

rsrsrs complicado ver falar em tamanho de fonte 10px... não trabalho muito com web ai eu acabo pensando em pts... mas beleza...
sobre o real assunto do tópico, acho que a padronização e mudança de projeto gráfico é ótima para criar uma identidade visual unificada para a empresa e extremamente viável já que só olhando pra imagem que o canha postou eu senti uma leve diferença de legibilidade melhorando na verdana... a verdana é uma ótima tipografia, é tradicional... não me incomodo com a mudança
não sou um fã da Futura, acho ela um tanto pesada dependendo da aplicação...
Bruno Tonel
www.brunotonel.com.br
Designer gráfico.
11 8825.5092

"Se o olho fosse um animal, a visão seria sua alma" (Aristóteles)
Bruno Tonel
Estagiário

Data de registro: Qui Ago 27, 2009 12:53 pm

Mensagempor Leandro Lima » Qui Set 03, 2009 1:43 pm

Gosto da verdana!

E, comofalou o Bruno, acho que criar padrões é ótimo para criar a identidade visual!
Leandro Lima
Mestre designer

Data de registro: Sáb Ago 29, 2009 3:21 pm

Mensagempor canha » Qui Set 03, 2009 6:20 pm

Eu também gosto de Verdana, mas aquela coisa...Futura é bem melhor. lol
Mestre do universo
(E dono do Design Blog)
canha
Presidente da empresa

Data de registro: Sex Ago 21, 2009 10:54 am

Mensagempor Leandro Lima » Qui Set 03, 2009 11:13 pm

Futura é bem legal!

Eu acho quje se eles usavam a Futura há tanto tempo assim, não deviam mudar, afinal, já existe uma identiadde construida e tudo e tal. Embora eu concorde que a padronização é bao pra criar identidade, não é bom mudar um negócio de 50 anos... Até porque não era feio! ^^
Leandro Lima
Mestre designer

Data de registro: Sáb Ago 29, 2009 3:21 pm

Mensagempor Lucas » Sex Set 04, 2009 10:42 am

Também acho a Futura melhor principalmente pela visibilidade. Ela fica bem com quase qualquer background e como a IKEA tem imagens de fundo com muitas cores para mim a Futura era mais indicada
Lucas
Estagiário

Data de registro: Sex Ago 28, 2009 3:15 pm

Retornar para Design Gráfico